Bem-vindos ao meu Blog dedicado à MaxSym!

Tive a idéia de criar este blog, não só para poder ter um registo do tipo "diário de bordo", mas também para poder partilhar as minhas experiência e opiniões com várias pessoas que eventualmente estejam interessadas nesta maxi-scooter, ou estejam simplesmente curiosos!


Espero poder trocar idéias/opiniões com todos e a todos tratarei de responder a quaiquer perguntas que me façam, da melhor forma que souber.


Boas curvas a todos!


Victor M.

domingo, 14 de agosto de 2011

Consumos

Já a algum tempo que não tenho colocado aqui actualizações, pelo que vou começar pelo 1º depósito que gasto mais ou menos completo. Vou com 479 Km neste momento:




 Desta vez, andei 301Km com o mesmo depósito, sem ainda ter acendido a luz da reserva:

Tendo em conta os quilómetros andados e o que gastei a atestar

Já posso começar a concluir qualquer coisa. Estou a fazer uma média de aproximadamente 4,4L por cada 100km. Este valor está muito próximo dos valores que fazia com a minha antiga GTS a carburadores, da 1ª geração. Nestes valores temos que ter em consideração que ainda está em rodagem, o que faz com que naturalmente consuma sempre mais.
Apesar disto, tenho estado a fazer uma condução sem me preocupar com nada, excepto não ultrapssar as 5000 rpm (pelos menos, não durante muito tempo). Quero dizer com isto, que não a tenho poupado absolutamente nada nos arranques (dá-me um gozo tremendo!) e que também tenho feito a maior parte nos para/aranca da cidade e tenho escolhido fazer percursos onde há bastantes subidas com uma grande inclinação, pois ando sempre com vontade de a espremer cada vez mais e nas mais diversas condições.

Para já, só tenho a dizer bem deste motor! Responde rápidamente e não se nega a responder fortemente às nossas solicitações, mesmo quando estas são numa subida de inclinação bem acentuada e com pendura! Estou a gostar bastante de conduzir esta scooter e não tenho apenas como referência a minha anterior GTS, mas outras motos que tive (Honda Shadow VT750C, 46cv, 1998; Honda X11, 136cv, 2000 - ainda a tenho; Honda CBF 1000, 96cv, 2007). O peso que tem e a forma como põe os seus cavalos em andamento com "apenas" 400cc, considero que este motor é um espectáculo, bastante forte em baixas e médias rotações e suficientemente bom a maiores rotações!

Tenho a dizer que os travões funcionam mesmo muito bem, mesmo com pendura e a andar bem, não desiludem e dão uma boa dose de confiança no seu funcionamento - estão definitivamente aprovados!

Gosto bastante da iluminação desta scooter! À noite, ilumina muito bem, mesmo! Já a experimentei em várias vias rápidas e na nacional que em alguns pontos não tem iluminação mesmo nenhuma e devo dizer que é uma maravilha, ilumina básicamente 2 faixas rodagem, a nossa e a do lado ou a que vem no sentido inverso!

Só um pequeno senão: continuo a achar que a esponja do assento é um pouco demasiado dura em tiradas maiores, pelo que espero que com o uso fique diferente, senão logo verei uma solução, para o que me parece ser até agora, o seu ponto mais fraco!

Boas curvas e até breve!

5 comentários:

  1. Boas Vitor,
    Tu, ao contrario do Veiga vinhas de uma GTS 125 (que é a que tenho). Podes indicar-me quais as principais diferenças que encontras? Motor? suspensão? (banco já sei que o sentes mais duro!) Qualidade dos plásticos?
    Já agora, que consumos estás a fazer? Nos mesmos percursos que fazias com as tua GTS?
    Um abraço e vai/vão dando noticias.
    JPC

    ResponderEliminar
  2. Olá João, bem vindo ao meu glogue!
    Neste mesmo post tens algumas das respostas, mas aqui vai:
    - Consumo actual: 4,4l/100km;
    - Motor: tem uma resposta mais rápida, subida de velocidade muito superior, mais força nas subidas, maior velocidade máxima (sem abusar demasiado, 160Km/h às 6200rpm);
    - A qualidade da montagem parece-me ser francamente superior e já a considerava boa na GTS. As vibrações e sons parasitas que se sentiam na GTS em más estradas, deixaram de se ouvir e prácticamente de se sentir (esta parte deve ser por causa das rodas de maior dimensão que absorvem melhor os buracos);
    - Os meus percursos agora estão um pouco diferentes, pois como quero experimentar mais nas situações em que sentia falta de motor na GTS, procuro fazer mais subidas, mais vias rápidas e curvas mais rápidas também. É claro, que isto tudo tem tido o seu devido impacto nos consumos! Um colega que também gosta muito de scooters (Veiga - gostodescooters), está a fazer a rodagem a uma maxsym e ele tem feito a média de consumos de 4,2l/100km;
    Tenho que dizer que a travagem também é bastante superior à da GTS (travagem combinad, discos maiores e duplos à frente).
    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. João, uma pequena correcção a uma gralha minha relativamente aos consumos que o Veiga tem estado a fazer: 4,3l/100km e não 4,2l/100km, como eu tinha erradamente publicado. As minhas desculpas ao Veiga pelo meu lapso.
    Boas curvas

    ResponderEliminar
  4. Boas Victor, tudo bem?
    Tens mais informações para partilhar connosco da Maxsym? Ainda achas o banco/suspensões duras ou já te habituaste? Os teus consumos já baixaram? Já acabaste a rodagem?
    Um abraço,
    JPC

    ResponderEliminar
  5. Olá João, infelizmente estiveuns dias fora e por isso não tenho andado muito, no entanto, posso já dizer que o banco já me estou a habituar a ele. As suspensões são adequadas ao peso da maxsym e ao motor que tem, não me posso queixar de todo, mesmo em buracos e estrada mais degradada, portam-se de maravilha e absorvem as irregularidades de forma bastante neutra e transmitem bastante confiança na condução, mesmo quando se vai mais depressa. Hoje ou amanhã espero publicar mais novidades que estou a preparar.
    Boas curvas

    ResponderEliminar