Bem-vindos ao meu Blog dedicado à MaxSym!

Tive a idéia de criar este blog, não só para poder ter um registo do tipo "diário de bordo", mas também para poder partilhar as minhas experiência e opiniões com várias pessoas que eventualmente estejam interessadas nesta maxi-scooter, ou estejam simplesmente curiosos!


Espero poder trocar idéias/opiniões com todos e a todos tratarei de responder a quaiquer perguntas que me façam, da melhor forma que souber.


Boas curvas a todos!


Victor M.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Covertura de pernas para scooters


As scooters são boas em termos de protecção do vento frontal mas infelizmente não são perfeitas e quando o frio aperta, ou andamos cheios de roupa tipo astronauta, ou tentamos arranjar uma alternativa para não gelar de frio. Foi o que fiz! Fui à procura e o que decidí experimentar foi a cobertura para pernas, também conhecidas como aventais, muito utilizado nas scooters. A estética deste tipo de "cobertas" deixa um pouco a desejar mas depois de fazer uma viajem ao norte com as roupas normais de inverno, decidí que ainda não chegava e precisava de algo mais.

Depois de tentar com pouco sucesso adquirir a da marca (sem previsões de entrega e muitas incertezas se existia uma compatível ou não com a maxsym), decidi ir pelo seguro, e acabei por encomendar uma pela net  (ficou mais barato perto de 30€, mesmo com os portes) de uma conhecida marca italiana, a Tucano Urbano. No caso da maxsym o modelo que adquiri foi o thermoscud R088, próprio para esta scooter, de acordo com o site do fabricante.

Motivos pelos quais acabei por escolher este "avental":

1) Poças de água laterais, das quais levava uma banhada do carro que passava ao lado;
2) Protecção adicional contra o frio, tem uma camada de pêlo no interior;
3) Possível dispensa das calças impermeáveis quando houvesse pouca chuva;
4) Covertura para todo o assento para quando tem de ficar à chuva (fim do rabo frio à conta de sentar num assento todo cheio de água);
5) Alguns reflectores para melhor visibilidade à noite pelos outros condutores;

Comecemos então por sacar o avental do plástico e, surpresa! Trás um saco próprio para o guardar quando não o estamos a utilizar e lá dentro ainda vem dentro de um outro saco de plástico, muito bem protegido! Design típicamente italiano do saco, ficam as fotos:




Depois de retirada dos sacos, extendi-a, para a vêr melhor, parece um morcego!


Alguns pormenores dos locais de fixação e fitas que ele tem:

 


Aproveitei que tinha isto cá fora e comecei a colocar o produto para impermeabilização de tendas (vêr post anterior). Depois de seco, a côr ficou inalterada, apesar da côr do líquido, como podem vêr nas fotos: 

 

 Aqui está como fica depois de tirar o excesso, só ficou um pouco mais opaco:



E agora vamos para a montagem. As fotos ficaram um pouco escuras, já estava cansado para as editar mas estão perceptíveis e dão uma boa idéia: 
Comecei pelo lado direito, temos de abrir os "porta-luvas" laterais e retirar os parafusos que estão na parte inferior. Descobri que o ideal é ter uma chave phillips das de cabo curto para isto, pois não há muito espaço em altura e o melhor, pela falta de luz, era o parafuso ir já apontado no buraco do avental: 


Fica assim depois de prender os 2 do lado direito (atenção às fitas, se ficarem nem que seja um pouco desajustadas os compartimentos já não se conseguem fechar bem, estão sempre a abrir:

Do lado esquerdo o procedimento é igual:

Depois de prender em cima, temos de descer para fixar os outros pontos. Começamos por retirar a borracha da plataforma, os encaixes não têm parafusos, é só remover com algum jeito: 


Depois é retirar este parafuso:

Na mala vêm 2 para fusos que são para apertar de onde saíram os anteriores, prendendo as peças de borracha do avental que deve ser dobrado em L:


Depois de apertado o parafuso, começa a ficar composto, é repetir do outro lado da mesma forma


Não esquecer de apertar bem as fitas por baixo e à frente (não tirei foto às da frente): 

Fica assim, com a capa a proteger apenas o assento do condutor (o mais frequente):


Aqui verificamos que existe mais uma bolsa fechada que contém a cobertura adicional para o resto do assento:


A foto está um pouco escura mas a cobertura extra tapa na totalidade a parte traseira do banco, prendendo com elásticos, resultado num assento totalmente seco quando regressamos à nossa montada:



Depois de já estar a usar este acessório durante mais de 2 meses, já posso tirar umas conclusões. Vamos então começar pelos pontos positivos:

1) É mesmo uma diferença brutal de temperatura! Não sei como pude passar sem isto até agora, posso voltar a andar com calças de verão e continuar quentinho :)

2) Ventos laterais (frio) ou poças de água de lado, deixaram de ser uma preocupação (até à cintura, pelo menos)

3) Banco sempre sequinho, isto é qualidade de vida!

4) Deixei de ter necessidade de vestir as calças. A maior parte das vezes que chove este avental é suficiente, poupo tempo a vestir e a tirar as calças impermeáveis :)


Pontos menos positivos:
1) A entrada na scooter requer alguma habituação, estamos um pouco mais restringidos nos movimentos

2) A fita que prende por baixo desaperta-se com alguma frequência, é preciso ter atenção a isto ou então arranjar alguma alternativa. Para já, ando sem essa fita, não entra muito ar, o conforto continua bom

3) O preço. As lojas onde andei a perguntar por este avental pediam-me sempre mais de 110€. Acabei por adquiri-la através da net por perto de 80€ com portes! Entretanto para aqueles que só quiserem uma coisa destas só para o frio, existe uma que é básicamente uma manta enrolada à volta das pernas mas penso que não é impermeável. Os valores que vi andavam à volta dos 40€, já cá.

Espero que este post seja útil ao pessoal "maxsymiano"!


Boas e quentes curvinhas!!!

9 comentários:

  1. Olá,

    Também adquiri um acessório destes em Dezembro de 2012, mas é o original SYM mesmo. Foi só contactar um concessionário (EP Motas) e ir lá comprar: cerca de 70 euros.
    Também estou muito satisfeito pois a qualidade de vida (como dizes) aumenta bastante.
    Vejo duas grandes diferenças em relação ao da Tucano Urbano:
    1-O da SYM é extremamente mais fácil de aplicar. Não é preciso aparafusar nada. É tudo com cintas e ganchos (obviamente também deverá ser mais fácil de roubar...)
    2-O da SYM impede a utilização dos porta-luvas laterais, pois a cobertura passa por cima deles. O contral continua a poder-se usar relativamente bem. (como é na Tucano Urbano?)

    Um abraço.
    Já passaste pelo novo Fórum Maxsym Portugal?
    Regista-te lá, se quiseres (forum-maxsym.pt). A tua experiência será muito apreciada e podes aprender com a experiência de outros também.
    Um abraço,
    Pianoman

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  2. Boas, Pianoman! A utilização dos porta-luvas laterais não fica impossibilitada mas reparei que devido à altura das fitas que ficam presas pelos parafusos, os mesmos não fecham muito bem e o do lado direito teima em abrir em andamento! Tive de corrigir isto com um pouco de fita-cola preta, discretamente colocada.

    Como não os uso, não me jaz grande diferença, no entanto, incomoda-me um pouco...

    Boas curvas!

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  3. Pois...é uma "altura extra" que pelos vistos complica o fecho dos porta-luvas.

    O teu tem alguma espécie de "babete" que seja para colocar por baixo do casaco (alguns até se "penduram" ao pescoço)? ou pelo menos uma "aba" que colocas por baixo da cintura do casaco?

    Olha, sou capaz de fazer um post no Fórum sobre este assunto. Pode ser útil.
    Posso linkar para o teu blogue? ou até usar alguma imagem? (com créditos, obviamente)
    (foste tu que te inscreveste hoje?)
    Se quiseres comunicamos no fórum por MP. É mais fácil.

    Um abraço, companheiro!

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  4. Boas!

    Sim, tem o tal "babete", podes vêr uma foto do mesmo aqui, é a 3ª foto a contar do início, é quilo que parece estar pendurado. Nesse "babete" tem um compartimento que se fecha com fitas de velcro e dentro tem mais um pedaço que se desdobra e cobre também a parte do assento onde vai o pendura.

    Podes pôr links para aqui à vontade e também podes usar as minhas fotos. Fiz este blog mesmo para poder eventualmente ajudar alguém que também tivesse uma maxsym e quisesse montar qualquer coisa que eu já tenha montado.

    Sim, fui eu que me me inscrevi, vou tratar de ir passando por lá, sempre posso arranjar alguma idéia nova para pôr em práctica! :)

    Boas curvas

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  5. Vitor M. antes de mais parabens pela review acerca da cobertura de pernas da Tucano Urbano. Pode me dizer atraves de que site ou fornecedor adquiriu a sua? Ao preço que conseguiu a sua de facto não encontro nada a não ser para cima de 90€ sem portes. Obrigado. Luis V.

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    1. Olá Luis, a minha cobertura foi comprada através do site inglês do ebay (www.ebay.co.uk). Depois de uma procura rápida, encontrei um vendedor que a põe cá por 92€, já com os portes, como podes vêr neste link: http://www.ebay.co.uk/itm/TERMOSCUD-CUBRE-PIERNAS-TUCANO-URBANO-SYM-MAXSYM-400-IMPERMEABLE-NEGRO-/111171187651?pt=LH_DefaultDomain_186&hash=item19e251b3c3

      Boas curvas

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  6. no me cierran las guanteras al poner la manta!

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    1. Olá, no meu caso, só tive esse problema do lado direito, é uma questão de se ajustarem bem os parafusos que prendem as fitas. Mesmo assim, para garantir que não abrem durante o andamento, coloquei uma pequena fita preta a unir a tampa do porta luvas com a parte de baixo. Fe isto ficar bem feito, a fita nem se vê. É claro que esta não é a melhor solução, principalmente se utilizamos estes comopartimentos, mas não me ocorreu nada melhor e eu não os uso. Estou a pensar em umas colunas de som para aí, vamos a vêr...

      Abraço

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  7. Bom dia a todos!!!
    Meu nome é Carlos tenho 48 anos e moro no Brasil São Paulo
    Primeiro gostaria de parabenizar ao senhor Victor M pela ideia de
    abrir este Blog que certamente é muito útil para quem deseja ter
    ou tem uma scooter destas pelo grande numero de informações
    prestadas.Inclusive já tomei a liberdade de ler todos os posts.
    Possuo uma Burgman 125i a qual me é de grande valia em meu deslocamento para meu trabalho.
    A MaxSim 400i já saiu por aqui no valor de R$21,990,00 2014 e estou tentado a possuir uma por aqui.
    Comparando a mesma com a Burgman 400i pude ver algumas vantagens principalmente pelos freios ABS e preço bem mais acessível pois para a Burgman 400i o preço está em R$ 31,990,00
    sem contar que a MaxSim aos meus olhos é bem mais bonita!!!!
    O que me deixa ainda em duvida seria o deslocamento com ela dentro
    do transito intenso aqui de São `Paulo.Por esta razão gostaria de alguns comentários sobre o deslocamento condução e cuidados da mesma dentro da cidade.
    Outra duvida que me surgiu ao ler o post sobre as ( capas de cobertura para as pernas de scooters) seria sobre a limitação de movimentos, se não hã perigo de enroscar as pernas no momento de parada ou retomada da condução da moto.
    Deixo um grande abraço a todos, com a promessa de que agora que conheci o blog estarei sempre retornando!!!!
    Carlos A. Schmidt

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