Bem-vindos ao meu Blog dedicado à MaxSym!

Tive a idéia de criar este blog, não só para poder ter um registo do tipo "diário de bordo", mas também para poder partilhar as minhas experiência e opiniões com várias pessoas que eventualmente estejam interessadas nesta maxi-scooter, ou estejam simplesmente curiosos!


Espero poder trocar idéias/opiniões com todos e a todos tratarei de responder a quaiquer perguntas que me façam, da melhor forma que souber.


Boas curvas a todos!


Victor M.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Revisão dos 6000 Km

Despois de muita ansiedade, fui buscar a minha Maxsym à oficina da JPM Motos e a preparar-me para o pior! Digo a preparar-me, pois como tinha escrito na minha anterior actualização aqui do blogue, estava com receio que a carenagem inferior estivesse com os suportes danificados, devido a uma descida de passeio mal programada. Felizmente, desta vez safei-me! A carenagem estava só desencaixada, foi só o trabalho de desmontar e voltar a pôr no sítio.

Foi efectuada a mudança de óleo (2 litros de Cepsa 4T Urban 10W40), filtro de óleo, lubrificação, nova lâmpada do médio esquerdo (H1), apertos de alguns parafusos, lavagem e mão de obra (limpeza do filtro de ar,  limpeza e afinação da embraiagem) num total de 113€.

Gostava de ter a opinião de outros donos deste modelo sobre o valor que estão a pagar nas respectivas revisões. Não tenho nada de negativo a apontar ao serviço feito, têm sido sempre muito simpáticos e prestáveis, pelo que devo continaur a lá ir.

Fui informado que existem algumas peças que serão trocadas ao abrigo da garantia. As peças foram encontradas defeituosas e serei contactado quando chegaram as mesmas para se realizar o serviço.

Durante a inspecção encontraram em falta um dos parafusos da caixa do filtro de ar, alguns elementos que não me estou a recordar agora, pelo que depois escreverei aqui quando fôr feito esse serviço. Outro dos problemas que foi detectado e será também trocado ao abrigo da garantia, é o rolamento da caixa da direcção está "gripado"!
Quando se coloca a scooter no descanso central e se levanta a roda dianteira, o mecânico notou que ao rodar o guiador, perto da posição central, havia um espaço em que a direcção parecia "encaixar"! Nunca me apercebi deste facto, visto que ao colocar a maxsym no descanso central, esta fica com o pneu dianteiro apoiado no chão, pelo que nunca me consegui aperceber desta situação.
Ao colocar o descanso central, viro logo a direcção para a trancar, daí só por casualidade é que me iria aperceber desta situação. Ao rolar, graças a "boa" qualidade das nossas estradas, é difícil perceber quando temos um problema desta natureza, a menos que já seja tão acentuado que afecte bastante a direcção que não era o caso. Continuava certinha a curvar e as trepidações do motor ajudam a mascarar o pouco que se poderia notar. Depois do rolamento trocado, logo digo se notei diferença.

Como não podia deixar de ser, fui logo dar uma voltinha para tratar de uns assuntos e acabei por tirar as fotos da praxe:

 

Mais novidades brevemente, boas curvas!

(Dados da revisão devidamente actualizados e corrigidos)