Bem-vindos ao meu Blog dedicado à MaxSym!

Tive a idéia de criar este blog, não só para poder ter um registo do tipo "diário de bordo", mas também para poder partilhar as minhas experiência e opiniões com várias pessoas que eventualmente estejam interessadas nesta maxi-scooter, ou estejam simplesmente curiosos!


Espero poder trocar idéias/opiniões com todos e a todos tratarei de responder a quaiquer perguntas que me façam, da melhor forma que souber.


Boas curvas a todos!


Victor M.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mais umas fotos

 Creio que agora depois das primeiras imagens, já deve haver alguns curiosos sobre as outras partes das scooter e as diferenças relativamentes às GTS da Sym. Assim sendo, aqui estão mais umas fotos:

Aqui já temos umas diferenças relativamente à minha anterior GTS. O canhão da ignição está colocado numa posição mais acima, o que evita o roçar dos joelhos na chave quando ela está na ignição. Ao virar o guiador todo para o lado esquerdo e rodar a chave para trancar a direcção, o orifício da chave é tapado automáticamente. Antes era necessário com a parte lateral da chave rodar o encaixe que se encontra mais à direita. Continua-se a poder fechar desta forma ou em alternativa, carregar no botão preto que se encontra sob a parte superior direita da ignição.


Penso que era por isso que a anterior chave era "dobrável". Para quem não a conhece, a chave da GTS tinha uma espécie de dobradiça, no início da parte em plástico, para evitar que ao lhe acertar com os joelhos se partisse.

 Escolhi tirar esta foto num local mais escuro para se ter uma idéia melhor sobre o contraste das luzes do painel de instrumentos, assim como a escolha do contorno das várias partes serem cromadas e o intervalo entre o velocímetro e os restantes componentes ter um fundo a imitar o carbono. Além do toque discreto, creio que dá um aspecto desportivo ao painel.



O visor central tem mais informação que anteriormente, sendo agora possível vêr as horas ou a carga da bateria (parte inferior), visualizar km ou mihas (centro) e um outro bónus: data actual(topo)!

 Pormenor das luzes dos mínimos em led e o médio

 Minimos acessos

 Pormenor curioso, autocolante da marca, na parte central-inferior de ambos os espelhos. Antes só tinha visto este tipo de autocolantes como extras genéricos na net, para os apreciadores

 No primeiro dia, como ainda não há suporte para topcase neste modelo, tive que me desenrascar com uma rede de ganchos e uma mochila às costas! É neste altura que nos damos de conta do jeitão que faz as topcases nas nossas scooters!

 Aqui vemos as novas pinças do travão dianteiro e o novo recorte do disco que também passou a ser maior e em dobro. Nas GTS era só um disco de 240mm, agora são 2 de 275mm. A travagem está num nível excelente pelo que já pude verificar :)

 Os pneus continuam a ser Maxxis, embora pareçam ser de qualidade superior aos usados de origem nas GTS, continuo a não ter grande confiança neles. Isto pode ser apenas impressão minha, os pneus ainda estão em rodagem, daqui a umas centenas de quilómetros, logo direi se era de serem novos ou se realmente se confirma esta minha impressão inicial

O poisa-pés do pendura tem agora uma cobertura de borracha a cobrir o "botão" que o liberta. Fica mais discreto e que não sabe ou conhece as GTS, pode ficar a tentar libertar o poisa-pés com a mão, como alguns a quem eu mostrei o dito, sem dizer como se libertava (he, he)!

A transmissão (caixa negra que quase tapa a roda traseira) está mais integrada com o conjunto em termos de côr, mas a caixa do filtro de ar parece-me ter o acesso mais dificultado (caixa negra, à esquerdsa da suspensão)

A suspensão traseira parece poder ser de mais fácil regulação que anteriormente

Pormenor do farol traseiro (lado esq.)

A Sym optou por fazer publicidade a sí própria nos punhos. Pode ser que agora pelo menos os observadores mais atentos já não fiquem na dúvida sobre qual o fabricante :)

 Semelhante à GTS 300, a maxsym tem um botão no punho esquerdo para a abertura do assento

Ambas as manetes da travagem possuem regulação das mesmas, mas de regulação mais fácil para os mais leigos


Com este último grupo de fotos espero ter coberto os pontos mais importantes da maxsym, assim como ter realçado as maiores diferenças entre as GTS e esta nova maxi. Qualquer dúvida, estjam à vontade para colocar!
Boas curvas a todos

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A primeira visita às bombas!

Foi ao vir atestar pela primeira vez que pude verificar na práctica aquilo que já desconfiava, ou seja, a mudança do bocal do depósito de combustível da lateral esquerda nas GTS, para uma posição central, veio facilitar e bastante! Já não faz diferença de que lado estamos a meter combustível.

Aqui vê-se a tampa que oculta o bocal do depósito. Dá um aspecto mais "limpo" na estética


Agora, a tampa do depósito tem uma tampa que desliza para o lado, mostrando o canhão onde utilizamos a chave da scooter. Presumo que o espaço no canto inferior esquerdo seja para pousar a tampa do depósito enquanto atestamos. Já não temos uma tampa saída a dificultar o ângulo da agulheta!!! :)

Quase 12.20 litros depois e quase 20€ mais pobre, já estamos prontos pra estrada!
(Faltou-me referir no post anterior, que saí do stand com 3km marcados :) )

As primeiras fotos, ainda no stand

Ainda no stand onde a comprei (JPM Motos), comecei a tirar as fotos da minha MaxSym MB (Maria Bonita)

Nesta foto pode-se vêr alguns dos pormenores que marcam a diferença na estética da nova maxsym, relativamente às gts: o duplo farol agora é de projectores de xénon (a malta que antes andava a fazer alterações para ter luzes de xénon agora tem menos um "bricolage" para fazer), continuando a ter as luzes de presença em led, à semelhança das gts, mudando apenas um pouco a disposição. O novo ecrã passa a ser regulável em altura (manualmente), estando na foto na posição mais baixa

Na parte de trás, pode-se apreciar o novo desenho das luzes (leds) ainda maiores que nas GTS e os piscas (lâmpada normal). Pode-se também ter alguma idéia do tamanho do escape

 Aqui, temos uma melhor visão do escape e da sua integração na scooter. Como já me disseram, é um "charuto", mas no caso da côr branca, até que não fica feio!

Temos a vista do condutor! Devo admitir, que o contraste  do branco da parte superior do guiador com o resto envolvente é agradável à vista! Só ainda não sei se gosto é a côr branca utilizada no "porta-luvas" mais abaixo. Ainda estou a digerir esse contraste.

O painel de instrumentos iluminado acho que tem umas cores bastantes agradáveis, tendo 2 pormenores que considero de bastanto bom gosto e que lhe ficam a matar: o contorno a prateado do velocímetro (e do conta-rotações) e o fundo entre as várias partes do painel a imitar carbono

Pormenor das luzes dianteiras acesas. Criam um efeito bastante bonito que já tive vários amigos e colegas que lhe elogiaram a beleza e modernidade!

Esta foto não me ficou muito bem, no entanto vou tentar explicar o melhor que puder. O espaço parece mais curto, mas na realidade prolonga-se por baixo do apoio de costas do pendura, com alguma profundidade. No meu caso, sou um cabeçudo (uso XL no capacete), e como o meu capacete multitec da shoei tem uma calota bem grande e uso um auricular sem fios que se monta na parte lateral de fora do capacete, ele não entra neste espaço (por pouco e mesmo sem o auricular também não passa). Outros capacetes deste tamanho com calotas mais pequenas ou de medida L ou inferior, não devem ter este problema.