Bem-vindos ao meu Blog dedicado à MaxSym!

Tive a idéia de criar este blog, não só para poder ter um registo do tipo "diário de bordo", mas também para poder partilhar as minhas experiência e opiniões com várias pessoas que eventualmente estejam interessadas nesta maxi-scooter, ou estejam simplesmente curiosos!


Espero poder trocar idéias/opiniões com todos e a todos tratarei de responder a quaiquer perguntas que me façam, da melhor forma que souber.


Boas curvas a todos!


Victor M.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Novidades sobre os consumos

Este fim de semana tive de ir ao norte e como não podia deixar de ser, tratei de fazer a viagem de scooter, apesar de ter de ir com alguma carga e do tempo limitado de que dispunha.

Como ao ir para cima estava atrasado e muito limitado no tempo, decidí ir pela auto-estrada, ao contrário do habitual, pois sempre que posso, evito ir por qualquer estrada que tenha portagens, é a minha forma de protesto contra os sucessivos aumentos do combustível e as portagens nas scuts a preços proibitivos!

Voltando ao que interessa, depois de atestar o depósito, saí de Lisboa e entrei na A1 em direcção ao Porto e "castiguei" a minha maxsym ao não deixar que tivesse um momento de descanso em toda a viagem, tratando de ir sempre com o acelerador ao máximo! Devo dizer que se portou muito bem durante a viagem toda e deixei muitos condutores surpreendidos ao verificarem que era uma scooter que estava a passar por eles e não um "motão"! A capacidade de aceleração mesmo já na casa dos 120 km/h é excelente, nunca me deixou ficar mal, mesmo nas subidas, portou-se como uma senhora, impondo respeito a todos pelos quais passei!

Os pontos negativos que tenho a apontar é o aumento de vibrações ao andar a estas velocidades e o aumento brutal do consumo (já contava com este)!

Para minha surpresa, depois de passar a estação de serviço de Pombal, apercebi-me que o indicador de combustível tinha acabado de apontar para o início da reserva! Grande surpresa e diminuição brutal de velocidade! Porque? Precisamente neste troço, a distância até a próxima estação de serviço era maior e ainda faltavam 30 km até à da Mealhada! Veio-me à memória, um indivíduo que ficou apeado no passado, precisamente por ter feito mal as contas ao combustível e ter, por causa disso, ficado apeado!

Depois de ter descido a velocidade para 80 km/h, comecei a pensar na desagraça, se ficasse apeado na auto-estrada, o que eu iria ter de andar! Depois de muito controlo no acelerador, felizmente consegui chegar à Mealhada e aí ao abrir a tampa do depósito, deixei escapar os últimos vapores que se encontravam lá dentro e dei-lhe de beber com fartura, para assim poder continuar a "esgalhar" por aí fora! Reparei que tinha andado apenas 224 km! Péssima média, perto de 6,69L/100Km! Por lapso da minha parte, não tirei fotos deste marco, ficou apenas na memória...

No dia seguinte na viagem de regresso, como já não tinha pressa, tratei de fazer a experiência que já tinha feito com a GTS que se tratava de não fazer acelerações bruscas, sempre que precisava de acelerar, acelerava, mas muito gradualmente e tratei de não ultrapassar nunca os 120 km/h. Este teste foi feito através da estrada nacional, sujeito ao trânsito que habitualmente circula por lá que por sinal, estava bastante bom!

Andei todo o caminho a controlar a descida do nível do combustível (aquelas descidas bruscas do ponteiro tiram-me do sério, enganam que se farta!), fiquei com algumas dúvidas do seu bom funcionamento! Não é que o raio do ponteiro só acusou meio depósito quando estava a chegar à Batalha? Há aqui qualquer coisa que não está bem, pensei eu! Ainda vou ficar a pé! No entanto, cheguei a Alverca pouco depois de ter descido para a marca de 1/4 de depósito e fui à estação mais próxima, para atestar e confirmar os consumos. Foto quando estava parado para atestar:

A foto está um pouco foleira devido a ser com a câmera do telemóvel e ter o sol por trás. Como se pode vêr na foto, tinha 306 Km andados e o indicador de conbustível tinha descido a pouco tempo para a marca imediatamente acima da reserva.

Aqui está o talão a confirmar quanto foi necessário para encher o depósito até à boca:



Fazendo algumas contas simples, dá a bela média de 3,42L aos cem! Quem diria que esta scooter seria capaz deste tipo de consumos? Penso que se estivesse com vontade de fazer um teste de quilometragem mesmo à sério, como por vezes fazem às vespas antigas, creio que seria capaz de uma média realmente surpreendente! Fiquei bastante agradado por esta média (especialmente depois da que tinha feito ao ir para cima) e gosto cada vez mais desta scooter!
Ao chegar à garagem, comecei a olhar para ela e reparei que tinha um trabalhito jeitoso pela frente! Já se nota o início do tempo quente, pois poucos foram os insectos que conseguiram fugir frente à MB!

Até palha andou a comer

E como não podia ser só ela a comer, parei na zona da Mealhada para comprar umas cerejas que estavam muito boas, fica aqui uma foto:

Dentro em breve espero ter mais novidades para o pessoal, aproveitem o bom tempo e vão gastar pneus!

Boas curvas