Bem-vindos ao meu Blog dedicado à MaxSym!

Tive a idéia de criar este blog, não só para poder ter um registo do tipo "diário de bordo", mas também para poder partilhar as minhas experiência e opiniões com várias pessoas que eventualmente estejam interessadas nesta maxi-scooter, ou estejam simplesmente curiosos!


Espero poder trocar idéias/opiniões com todos e a todos tratarei de responder a quaiquer perguntas que me façam, da melhor forma que souber.


Boas curvas a todos!


Victor M.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Primeira chuva, pneus e mais uns quilómetros

Já vai algum tempo desde que aqui vim dar novidades e começo pelas mais molhadas! A um par de semanas atrás, houve uns períodos de chuva na zonda de Lisboa aos quais me tinha conseguido escapar mas uma bela noite, fui apanhado no regresso a casa por uma curta mas intensa chuva, a maxsym deixou de estar imaculada para apresentar os primeiros sinais de sujidade



Devo dizer que comprovei aquilo que já se acreditava ser verdade, isto é, o ecrã da maxsym é mais eficiente na protecção, de tal forma que devido à posição estar na mais baixa, apenas a viseira do capacete teve uns pingos de água, o casaco estava totalmente seco (andava a perto de 100 km/h, na 2ª Circular) e tanto as calças como os sapatos nem sentiram a mudança do tempo! É certo que já contava com a protecção na zona dos pés mas ainda estava na dúvida sobre as pernas e comprovou-se que a maior largura também dá mais protecção efectiva, não só contra o vento mas também contra a chuva e isto é excelente para mim, pois não ando apenas quando está sol e/ou calor, mas sim durante todo o ano.

Infelizmente, apanhei entretanto um ou outro períoso de chuva e pude então servir-me dessas ocasiões para melhor apreciar a aderência dos maxxis que equipam a maxsym e devo dizer, que não me inspiram grande confiança! Se no seco eram aceitáveis, no molhado continuam escorregadios, como comprovei numa ocasião na qual tentei andar um pouco mais rápido, para logo verificar que a aderência nas curvas não é nada de confiança!

 Agora que já vai com mais quilómetros, posso dizer que a direcção comecou a ter algumas vibrações que inicialmente não tinham. Depois de uma "vistoria" ao pneu da frente, verifiquei que padece do mesmo problema qua nas GTS, ou seja, aquele sulco na zona central do pneu, depois de uma travagem mais forte, criou uma pequenoa irregularidade quase imperceptível (apenas me apercebi dela pondo a scooter no descanso central e fazendo rodar a roda dianteira). Quando mudar de pneus, volto aos Michelin (que gostei bastante na GTS) ou então, se já houver apreciação positiva de outros colegas maximianos, talvez esperimente os BT.

Este mês li numa revista da especialidade um teste à Maxsym e devo dizer que embora a Sym esteja já a ter mais atenção da parte dos média, ainda não tem a atenção devida e tratam de buscar defeitos onde não é nada de anormal, como por exemplo, o descanso central. Acham-no de "difícial accionamento"! Gostaria de saber comparado com quais! Eu só tive oportunidade de testar numa suzuki burgam 400 de 2008 e achei que não tinha diferença que justificasse nota, será por causa de modelos de outras marcas? Nunca li, nem ouvi referência sobre nenhuma delas! Agora, o consumo. Um litro inferior a duas das suas concorrentes, a suzuki burgman 400 (+/- 5,5L/100, dito pelo meu amigo) e a yamaha majesty 400 (+/- 5,39L/100 dados pela revista)! Nos tempos que correm, tendo em conta o custo do combustível e sendo todas da mesma cilindrada e potência semelhantes, é de louvar!

Tenho feito poucos quilómetros, não por vontade própria mas por limitações de trabalho, família de visita e porque também tenho outro veículo de 2 rodas que também tem que andar, nem que seja quase só no verão

 Os consumos mantêm-se nos 4,2L-4,5L/100 o que me deixa satisfeito! Se neste tipo de andamento não gasta mais do que isto em rodagem, mais lá para a frente a média será ainda melhor e então a andar calmamente, espero baixar para 3,5L/100 ou quem sabe, ainda menos!

Actualmente, já tenho mais quilómetros do que os que estão registados na foto acima, com a scooter pronta para ir à primeira revisão. Assim que esta estiver feita, deixo aqui os valores e a minha opinião.

Boas curvas e até à próxima