
Devo dizer que comprovei aquilo que já se acreditava ser verdade, isto é, o ecrã da maxsym é mais eficiente na protecção, de tal forma que devido à posição estar na mais baixa, apenas a viseira do capacete teve uns pingos de água, o casaco estava totalmente seco (andava a perto de 100 km/h, na 2ª Circular) e tanto as calças como os sapatos nem sentiram a mudança do tempo! É certo que já contava com a protecção na zona dos pés mas ainda estava na dúvida sobre as pernas e comprovou-se que a maior largura também dá mais protecção efectiva, não só contra o vento mas também contra a chuva e isto é excelente para mim, pois não ando apenas quando está sol e/ou calor, mas sim durante todo o ano.
Infelizmente, apanhei entretanto um ou outro períoso de chuva e pude então servir-me dessas ocasiões para melhor apreciar a aderência dos maxxis que equipam a maxsym e devo dizer, que não me inspiram grande confiança! Se no seco eram aceitáveis, no molhado continuam escorregadios, como comprovei numa ocasião na qual tentei andar um pouco mais rápido, para logo verificar que a aderência nas curvas não é nada de confiança!
Agora que já vai com mais quilómetros, posso dizer que a direcção comecou a ter algumas vibrações que inicialmente não tinham. Depois de uma "vistoria" ao pneu da frente, verifiquei que padece do mesmo problema qua nas GTS, ou seja, aquele sulco na zona central do pneu, depois de uma travagem mais forte, criou uma pequenoa irregularidade quase imperceptível (apenas me apercebi dela pondo a scooter no descanso central e fazendo rodar a roda dianteira). Quando mudar de pneus, volto aos Michelin (que gostei bastante na GTS) ou então, se já houver apreciação positiva de outros colegas maximianos, talvez esperimente os BT.
Este mês li numa revista da especialidade um teste à Maxsym e devo dizer que embora a Sym esteja já a ter mais atenção da parte dos média, ainda não tem a atenção devida e tratam de buscar defeitos onde não é nada de anormal, como por exemplo, o descanso central. Acham-no de "difícial accionamento"! Gostaria de saber comparado com quais! Eu só tive oportunidade de testar numa suzuki burgam 400 de 2008 e achei que não tinha diferença que justificasse nota, será por causa de modelos de outras marcas? Nunca li, nem ouvi referência sobre nenhuma delas! Agora, o consumo. Um litro inferior a duas das suas concorrentes, a suzuki burgman 400 (+/- 5,5L/100, dito pelo meu amigo) e a yamaha majesty 400 (+/- 5,39L/100 dados pela revista)! Nos tempos que correm, tendo em conta o custo do combustível e sendo todas da mesma cilindrada e potência semelhantes, é de louvar!
Tenho feito poucos quilómetros, não por vontade própria mas por limitações de trabalho, família de visita e porque também tenho outro veículo de 2 rodas que também tem que andar, nem que seja quase só no verão
Os consumos mantêm-se nos 4,2L-4,5L/100 o que me deixa satisfeito! Se neste tipo de andamento não gasta mais do que isto em rodagem, mais lá para a frente a média será ainda melhor e então a andar calmamente, espero baixar para 3,5L/100 ou quem sabe, ainda menos!
Actualmente, já tenho mais quilómetros do que os que estão registados na foto acima, com a scooter pronta para ir à primeira revisão. Assim que esta estiver feita, deixo aqui os valores e a minha opinião.
Boas curvas e até à próxima
Boas Victor
ResponderEliminarEstava a ver que já te tinhas esquecido do teu blog :)
Mas a justificação que deste é valida,estás desculpado.
Só me preocupa uma coisa q escreveste,os pneus!!!
Eu na minha ainda não apanhei nenhum susto felizmente,mas provavelmente vou trocá-los antes do Inverno.
Abraço
Olá d8, realmente para muita pena minha, não pude fazer os quilómetros que pretendia mas depois de fazer a primeira revisão, vou começar a dar umas voltas maiores e talvez começar com um passeiozito até Badajoz pela N4 que tanto gosto de fazer! Ainda não sei se será aí ou a outro lugar, logo se verá...
ResponderEliminarEntão também tens uma maxsym? E jáa conduzis-te em piso molhado ou mais liso (tipo espelho)? Se sim, qual foi a tua opinião (se calhar, ando com a condução viva demais...)?
Abraço,
Olá Victor
ResponderEliminarPois tenho a minha Maxsym hà cerca de 1 semana,é cinzenta,a branca como a tua era opçcão mas achei q era muita coisa branca :)
Desde q a tenho felizmente sempre apanhei bom tempo,o meu medo em relação ao pneu é mesmo esse,de apanhar o chão mais vidrado q foi uma coisa q me aconteceu na GTS 300 Evo e fui logo ao tapete numa rotunda e como tu disseste q ja apanhaste com chuva um susto,não sei se será mesmo melhor mudar o pneu antes do Inverno.
Abraço
p.s:dá uma vista de olhos no meu blog
http://asymdoespanholcareca.blogspot.com/
Olá, tenho uma burgman 400 de 2007 e os consumos em estrada (A1) ficam pelo 3.5 e em cidade pelos 3.9.
ResponderEliminarAbraço,
Olá anónimo (podias dizer o teu nome), obrigado pelo teu contributo. Fico contente com os belos consumos que fazes e presumo que tenhas uma condução bastante calma, o que origina esse tipo de consumos. O que publiquei foi com base no único testemunho de um amigo meu que tinha uma e no que encontro na net e realmente, é mais fácil encontrar registo de consumos acima dos 4.5l ou mais, como podes verificar aqui: http://www.mcnews.com.au/Testing/Suzuki/AN400_Burgman/page_1.htm.
ResponderEliminarNo entanto, também já encontrei registo de valores próximos aos teus na net. E quando puxas mais por ela que valores fazes?
Abraço
Viva
ResponderEliminar(venho do forum da Motociclismo)
Realmente adorei curvar com a Maxsym é fantástica e a travagem é mesmo muito boa .... mas só tive a moto por um fim de semana.
Foi uma optima surpresa
Tudo de bom para os dois
A.J.Brandão
Viva,
ResponderEliminarespero que consigas experimentar todos os modelos que te estão a despertar o interesse para este novo universo que é o das maxi-scooters! Depois vai dizendo qq coisa do que decidires e que vantagens encontras-te, em detrimento dos outros modelos.
Abraço,