Bem-vindos ao meu Blog dedicado à MaxSym!

Tive a idéia de criar este blog, não só para poder ter um registo do tipo "diário de bordo", mas também para poder partilhar as minhas experiência e opiniões com várias pessoas que eventualmente estejam interessadas nesta maxi-scooter, ou estejam simplesmente curiosos!


Espero poder trocar idéias/opiniões com todos e a todos tratarei de responder a quaiquer perguntas que me façam, da melhor forma que souber.


Boas curvas a todos!


Victor M.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

5311 Km, sem problemas (tirando a azelhice)

A Maxsym continua a dar muitto prazer, com uma contagem razoável de quilómetros, mais concretamente 5311 Km:

Os consumos continuam dentro da média (4.6l/100km), variando apenas com a forma como aceleramos (também já consegui gastar mais de 5l/100km). 

Tenho verificado que esta scooter tem um defeito tremendo, isto é, é tão bonita na côr branca, que ninguém resiste em ir lá sentar-se, para meu mal! Isto porquê? É que o pessoal não tem cuidado nenhum e está sempre a dar "patadas" no porta-luvas:


Estou a pensar em colocar lá uma película qualquer, senão um destes dias fica riscado sem remédio.
A dias fiz um disparate, que foi o de descer um passeio sem verificar se onde a roda da frente ao descer não acertava em cheio no único buraco que lá havia, resultando numa pancada surda e um arranhar que me doeu como se fosse eu a ter caído e ir de rojo pelo chão. Ficou assim:


Graças a este descuído, ganhei uns ruídos parasitas que não tinha até agora que se notam nas rotações em que o motor vibra mais, mau piso ou em velocidades maiores.
Deixo aqui o aviso a outros companheiros que tenham esta maxi, para terem o cuidado que eu não tive paqra depois se virem a arrepender. A maxsym é um pouco baixa e não perdoa este tipo de descuidos!

Como já estou próximo da revisão dos 6000 km, vou esperar para vêr o diagnóstico que me vão dar na altura, se tem reparação ou se vai ter de levar alguma peça nova. Espero que não seja o caso, senão sou capaz  de ter de esperar um pouco que as finanças não andam em grande forma e as peças devem ser carotas! :(

Voltarei em breve para fazer uma nova "reportagem" da ida à expo salão da Batalha, com muitas fotos mas ainda sem vídeo. Já tenho uma câmera digna desse nome que me esqueci em casa nesse dia :(

Muitos quilómetros, cheios de boas curvas!

8 comentários:

  1. Por acaso já conversamos sobre o problema das "patinhas" nos plásticos das scooters.

    No teu caso, como essa tampa é branca, mais vale colocares aí uma película qualquer, tipo autocolante apenas para evitar que seja riscada.


    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Veiga! Pois é, vou tratar de fazer isso mesmo, tens alguma sugestão do tipo de película? É que aquilo é curvo, não sei como será melhor...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas
    A minha também vai com 5000 e poucos Km e hoje acendeu a luz do check oil.
    De resto tudo bem.
    O que me irrita um bocado é a vibração excessiva até às 4000 rpm. Pode ser que depois da revisão dos 6000 melhore...
    Boas curvas
    António

    ResponderEliminar
  4. gostava de fazer um ligeiro comentário... acho esse teu consumo um pouco exagerado... para fazer esse consumo tenho que andar sempre punho a fundo... de resto o meu consumo médio anda por volta dos 4 litro... ainda ontem conclui um depósito e fiz 4,03...
    de resto... grande moto... a registar um reparo muito negativo... o contador de combustivel que é uma "treta" a contar...

    ResponderEliminar
  5. Olá António,
    vou hoje levar a minha Maria à revisão, já tenho 5916 km feitos. Pelo que consegui apurar, a luz do óleo acende a cada 5000 km, pelo que está correcto, na minha foi igual. Penso que devido ao tamanho do reservatório de óleo e às rotações não serem tão elevadas como nos modelos de menor cilindrada, os consumos de óleo serão menores, pelo que dá segurança aos representantes a alongar mais o intervalo das revisões.
    Essa vibração, é mesmo incomodativa, especialmente para quem vinha da GTS (o meu caso, cada um fala do seu), cujas vibrações eram quase inexistentes, em comparação com esta! Claro que o tamanho do cilindro de uma e da outra também não tem nada a vêr, devem ter poupado na parte da filtração das vibrações...

    Estou a seguir um fórum de Singapura e encontrei referência a outros "maximianos" que depois dos 6 mil km, mudaram para outro tipo de óleo e houve mudança para melhor nas vibrações. Vou tratar de confirmar esta informação e depois coloco aqui.

    Boas curvas

    ResponderEliminar
  6. Olá Izidro, tudo bem contigo?
    Tens razão em dizer que os meus consumos são elevados, mas isso deve ser devido aos percursos que tenho tido que fazer e à velocidade com que os faço. Infelizmente, tenho tido necessidade de me deslocar com alguma rapidez, o que obriga a aumentar a velocidade. Ando muitas vezes no meio do trânsito no pára-arranca que também não ajuda nada na economia. Quando estive a fazer a rodagem inicial, calhou no período em que muita gente estava de férias, logo menos trânsito. Foi onde consegui fazer das minhas melhores médias!
    Fico contente que tenhas possibilidade de fazer uma condução que te permita teres esses consumos regularmente. Espero que em breve também consiga fazer igual e aí veremos se conseguimos baixar dos 4L, acho que con cuidadinho até é scooter para isso! :)
    Realmente, houve uma vez que fiquei apeado à conta disso, contava ter combustível para chegar a uma estação mais próxima de casa e pufff! Passei uma vergonha do raio (aconteceu na 2ª circular), aparecu uma viatura da BT que me viu a andar a pé e foram muito simpáticos em dar-me boleia até à estação mais próxima para comprar combustível!
    Nunca tinha sequer ouvido falar de um medidor de nível de combustível que tivesse esse comportamento, espero que isso seja alterado no futuro ou pelo menos, nas futuras versões deste modelo.

    Boas curvas

    ResponderEliminar
  7. Boas
    Mando um link que pode ser útil para nós.

    http://www.easyparts.nl/choosedrawings/11/12138/WH-300P/0-968-1-m423-m12136-m12138-s12139/Pi%C3%A8ces_dorigine_Sym_Maxsym_400_EFI_%28LX40A1-6%29.html

    Cpm
    António

    ResponderEliminar
  8. Olá António,
    já conhecia o site, não sabia é que já tinha informações/peças para a maxsym! Obrigado pelo teu contributo!
    Abraço,
    Victor M.

    ResponderEliminar