Bem-vindos ao meu Blog dedicado à MaxSym!

Tive a idéia de criar este blog, não só para poder ter um registo do tipo "diário de bordo", mas também para poder partilhar as minhas experiência e opiniões com várias pessoas que eventualmente estejam interessadas nesta maxi-scooter, ou estejam simplesmente curiosos!


Espero poder trocar idéias/opiniões com todos e a todos tratarei de responder a quaiquer perguntas que me façam, da melhor forma que souber.


Boas curvas a todos!


Victor M.

domingo, 27 de novembro de 2011

Condução com a topcase montada

Tenho andado um pouco afastado aqui do bloge, não por falta de atenção, mas apenas para dar tempo a formar opiniões válidas sobre esta pequena alteração que fiz.

Devo começar por dizer que sempre tive motos/scooters que não se encontravam entre os pesos plumas, logo posso não sentir tanto a diferença de peso como outros colegas sentirão que venham de modelos mais leves.

No andar a baixa velocidade, quase que não se sente a diferença, de tão pequena que é. Ando diáriamente com a maxsym no meio do trânsito de Lisboa e até me esqueço que tenho uma topcase montada, só me lembro dela na passagem no meio do trânsito parado por causa dos espelhos (mas não me tem incomodado). O que sim me incomodava, era ter que andar sempre de mochila às costas e depois ao parar, tinha um volume adicional a fazer-me companhia (capacete)! Agora é um descanso! Em andamento, a mochila vai lá para dentro e ando assim levezinho e quando saio, o capacete já não tem de vir arás!

A curvar, não me tem afectado de forma que tivesse de alterar o meu estilo de condução, pelo que considero que se vai bem! Consigo fazer mudanças rápidas de direcção sem sentir problemas com a mudança de peso (faço os possíveis para também não ter nada a "chocalhar" lá dentro). Inclusivamente já andei com 3 sacos de compras pesadas lá dentro e aí então é que se começa a sentir o volume suspenso que aí vai, mas isso é igual para todos os veículos de 2 rodas e a condução deve sempre ser adaptada ao peso da carga ou pendura com quem andemos (atenção que não considero a pendura carga, mas sim companhia - não ando com mulas lá atrás :) )-

Já fui uma vez ao Porto com a topcase montada e pela nacional (sempre que posso, evito as portagens, prefiro gastar em gasolina e a diferença é pouca), e a viagem correu sem quaiquer incidentes, para além das obras e alguns buracos menos visíveis.

Conclusão: recomendo a montagem de topcase a todos os que andarem diáriamente na sua scooter/moto. São muito mais as vantagens do que as desvantagens, só de pensar naquele espaço disponível para usar no dia-a-dia, seja para não ter o portátil a balançar nas costas (ou mochila), seja para fazer aquelas pequenas compras, compensa sempre. Fazemos a nossa vidinha e ainda nos ficamos a rir dos enlatados parados nas filas de trânsito ou no estacionamento (então nos shoppings,... :) )

Boas curvas