Bem-vindos ao meu Blog dedicado à MaxSym!

Tive a idéia de criar este blog, não só para poder ter um registo do tipo "diário de bordo", mas também para poder partilhar as minhas experiência e opiniões com várias pessoas que eventualmente estejam interessadas nesta maxi-scooter, ou estejam simplesmente curiosos!


Espero poder trocar idéias/opiniões com todos e a todos tratarei de responder a quaiquer perguntas que me façam, da melhor forma que souber.


Boas curvas a todos!


Victor M.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Revisão dos 6000 Km

Despois de muita ansiedade, fui buscar a minha Maxsym à oficina da JPM Motos e a preparar-me para o pior! Digo a preparar-me, pois como tinha escrito na minha anterior actualização aqui do blogue, estava com receio que a carenagem inferior estivesse com os suportes danificados, devido a uma descida de passeio mal programada. Felizmente, desta vez safei-me! A carenagem estava só desencaixada, foi só o trabalho de desmontar e voltar a pôr no sítio.

Foi efectuada a mudança de óleo (2 litros de Cepsa 4T Urban 10W40), filtro de óleo, lubrificação, nova lâmpada do médio esquerdo (H1), apertos de alguns parafusos, lavagem e mão de obra (limpeza do filtro de ar,  limpeza e afinação da embraiagem) num total de 113€.

Gostava de ter a opinião de outros donos deste modelo sobre o valor que estão a pagar nas respectivas revisões. Não tenho nada de negativo a apontar ao serviço feito, têm sido sempre muito simpáticos e prestáveis, pelo que devo continaur a lá ir.

Fui informado que existem algumas peças que serão trocadas ao abrigo da garantia. As peças foram encontradas defeituosas e serei contactado quando chegaram as mesmas para se realizar o serviço.

Durante a inspecção encontraram em falta um dos parafusos da caixa do filtro de ar, alguns elementos que não me estou a recordar agora, pelo que depois escreverei aqui quando fôr feito esse serviço. Outro dos problemas que foi detectado e será também trocado ao abrigo da garantia, é o rolamento da caixa da direcção está "gripado"!
Quando se coloca a scooter no descanso central e se levanta a roda dianteira, o mecânico notou que ao rodar o guiador, perto da posição central, havia um espaço em que a direcção parecia "encaixar"! Nunca me apercebi deste facto, visto que ao colocar a maxsym no descanso central, esta fica com o pneu dianteiro apoiado no chão, pelo que nunca me consegui aperceber desta situação.
Ao colocar o descanso central, viro logo a direcção para a trancar, daí só por casualidade é que me iria aperceber desta situação. Ao rolar, graças a "boa" qualidade das nossas estradas, é difícil perceber quando temos um problema desta natureza, a menos que já seja tão acentuado que afecte bastante a direcção que não era o caso. Continuava certinha a curvar e as trepidações do motor ajudam a mascarar o pouco que se poderia notar. Depois do rolamento trocado, logo digo se notei diferença.

Como não podia deixar de ser, fui logo dar uma voltinha para tratar de uns assuntos e acabei por tirar as fotos da praxe:

 

Mais novidades brevemente, boas curvas!

(Dados da revisão devidamente actualizados e corrigidos)

14 comentários:

  1. Boas
    A vibração melhorou depois da revisão dos 6000.
    Cpm
    António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António, tenho a impressão que sim mas preciso de fazer mais quilómetros sem ter que andar preocupado com horários para poder ter certeza.
      Estive a pesquisar e o óleo desta revisão é sintético e de acordo com o que tenho lido em alguns fóruns asiáticos, na mudança para óleo sintético, as vibrações são um pouco atenuadas. Vou aguardar mais um pouco antes de dar a minha impressão definitiva.
      Abraço,
      Victor

      Eliminar
  2. boas

    A minha também está quase a ir à revisão dos 6000.
    Depois posto aqui como foi.
    Tenho ferrugem nas soldaduras do apoio do escape - vão ter de ver isso na garantia.
    Para mudar as lampadas H1, tens ideia se é preciso desmanchar as carenagens? E como se tiram as mesmas. É que comprei umas de luz branca da Osram e não consigo tirar as molas(arames)que fixam as lâmpadas.
    Cpm
    António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,
      sinceramente também estou curioso e por lapso da minha parte esqueci-me de perguntar na oficina como era. Dentro em breve devo receber uma chamada para fazer umas operações ao abrigo da garantia e aproveito então a ocasião para fazer a pergunta. Estou a considerar mudar a lâmpada direita (tinha fundido a esquerda) para uma igual, pois noto diferença de intensidade entre ambas, sendo a da esquerda mais forte, logo direi como fica.
      Boas curvas,
      Victor M.

      Eliminar
  3. Boas!
    Também sou dono de uma maxsym branca, embora a minha ainda tenha apenas 500km.
    Até agora acho a maxi muito estável mas um pouco dura de suspensão. Notei também que rodar o guiador para a direita(sentido contrário donde tranca a direção) e se estiver a andar para trás a scooter faz uma chiadeira estranha que ainda não percebi de onde vem, mas só a rodar para a direita e puxar para trás, seja ligada ou desligada. Como tenho de fazer esse movimento para arrumar na garagem é que reparei nisso.
    Gosto da maxi, mas fiquei um pouco apreensivo ao ler os problemas na direção com 6.000km entre outros, isto porque venho duma yamaha 125, que em 20.000km nunca deu problemas, e a sym estava a contar com o mesmo, na maxsym por ser a topo da gama. a ver vamos.

    Para já ainda são poucos km's e tirando esse barulho nada tenho a apontar.

    Cumprimentos, Eugénio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eugénio,
      penso que o resultado do meu problema com os rolamentos seja devido a algumas das estradas por onde ando que têm buracos em abundância e recordo-me particularmente de um troço da ic2 quando estava em obras, tinha lá umas surpresas não declaradas e penso que aí foi a causa do meu problema. Como vai ser trocado ao abrigo da garantia, não me posso queixar.
      Relativamente ao teu problema, vou avançar com uma hipótese: disco empenado. O melhor será na tua próxima revisão, referires esse problema ao mecânico, para ele o verificar e corrigir, pois está desntro da garantia.
      Espero que esta scooter faça bem mais do que 20000 km, estou a contar com isso!

      Boas curvas,
      Victor M.

      Eliminar
    2. Pois eu também espero que faça bem mais que 20.000km. Tem tudo para o fazer, com uma construção bastante boa para o preço. Tirando o barulho que apenas faz andando para trás e inclinada para a direita, não noto mais nada, portanto não deve ser nada de especial e poderá esperar pela revsão dos 1000km. Até agora não ouvi falar de nenhum problema crónico o que é sempre bom, e já se venderam umas poucas. Vou acompanhar este blog com alguma regularidade, até para ver a evolução da máquina e estar atento a tudo!

      Cumprimentos e boas curvas
      Eugénio

      Eliminar
  4. Olá Victor
    Estive agora a ler os últimos posts porque já não vinha aqui há uns tempos :)
    Pois em relação ao q pagaste nesta revisão julgo ser o q está na média de preços praticados,ainda me faltam 1000km para lá chegar.
    Estes problemas de parafusos e rolamentos são coisas que depois na minha revisão vou dizer ao mecânico para ter atenção a isso.
    Ainda andas à procura de uma película transparente para proteger o porta luvas por causa das pésadas q este leva????
    Se quiseres eu arranjo-te,como apliquei uma película cinzento mate na Maxsym toda e para proteger aquelas áreas com mais risco de se riscarem tais como porta luvas e as pegas do passageiro apliquei essa película transparente.(quando quiseres combinamos)
    Quanto à questão q o António pôs e q pelos vistos também tens dúvidas,sim tem q se desmontar a carenagem frontal toda para substituir as lâmpadas,grande trabalheira,já estou expert nisso porque já a desmontei umas 4 vezes :)
    Talvez ainda faça um passo a passo e ponha depois no meu blog.

    Abraço
    David

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive no teu blogue a vêr a tua operação de estética, e como referí na altura, achei que estava muito bem, daí ter "copiado" a tua idéia de fazer o mesmo mas um pouco diferente. Já mandei vir umas peças pequenas de branco carbono e transparente carbono, para experimentar como fica em termos de efeito. Assim que puder experimentar isso, colocarei aqui fotos. Esse é um trabalhinho que quero fazer com calma e mesmo assim, logo veremos como fica! Obrigado pela ajuda, logo te digo se preciso ou não.
      Se voltares a desmontar a carenagem frontal, era excelente se fizesses um relato aqui para a malta, sei que eu gostava!

      Abraço,
      Victor M.

      Eliminar
  5. Boa noite
    Comprei um kit xenon e instalei na minha e agora também já sou expert em tirar o conjunto porta luvas+ conta Km que sai em bloco mas para isso tem de se tirar os espelhos e a proteção do volante.Depois fica-se com acesso à parte superior das lampadas e parte interior/ superior da carenagem frontal.Com prática(já desmanchei 3 vezes) faz-se em 1/5h cada operação.
    Anulei a função 4 piscas e comando as luzes por esse interruptor.
    Cpm
    António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António,
      presumo pela tua descrição que a desmontagem seja então semelhante à da Sym GTS. Eu também desmontei a carenagem frontal na GTS mas ainda não queria fazer isso aqui nesta e quando o fizer, será para fazer talvez mais do que uma coisa, pelo que devo aguardar para qd tiver pelo menos 1 dia de férias para fazer tudo seguido.
      E que tal ficou a tua instalação do xénon (ou foi bi-xénon)? Notas a luz mais espalhada, focada?
      Abraço,

      Victor M.

      Eliminar
    2. Ola Victor
      Instalei 1 kit xenon "VALLUX" 35w.A luz é cor 6000k e realmente tem uma iluminação muito mais forte e + branca.
      Acho que bixenon não é para as nossas motas pois os máximos são por efeito mecânico.
      Terça-feira vai à revisão.
      Cpm

      António

      Eliminar
  6. Olá António,

    deixa-me só pedir-te um esclarecimento: a tua mudança nas luzes foi mesmo para xénon, ou umas lâmpadas do tipo xénon?
    No bi-xénon, essa mudança entre médio e máximo é feito pela própria lâmpada (mecânicamente), pelo que não creio que seja isso que impeça a montagem, a menos que este mecanismo seja diferente na maxsym.
    A meu vêr, o obstáculo será mais pela dificuldade de remoção da carenagem frontal e a escolha de um local adequado para a montagem dos balastros. Estou a tentar encontrar um manual de oficina antes de me aventurar numa mudança destas, pois é o meu transporte do dia-a-dia e a minha garagem não é boa para ter coisas espalhadas (espaço comum num prédio), pelo quando o fizer, tenho que estar certo do que estou a fazer.
    Talvez alguém com mais experiência na desmontagem das carenagens e que já o tenha feito na maxsym, possa elucidar melhor a malta.
    Abraço,

    Victor M.

    ResponderEliminar
  7. Boas
    A mudança que fiz foi mesmo para Xenon com dois balastros/reatores.
    O que sei das bixenon é que a mesma lâmpada tem dois circuitos/filamentos mas que não é necessário para as nossas motas porque o que faz aumentar a distancia da luz nas Maxsym é um refletor que é accionado mecanicamente (podes ver um filme que está no youtube).
    Posso-te dizer que estar a gastar dinheiro em lâmpadas tipo xenon é um engano pois a luz nunca é realmente branca e não tem nada a ver.
    Estou muito satisfeito com a minha iluminação.
    Quanto à desmontagem posso dizer-te que a ultima que fiz foi numa arcada dum prédio em Lisboa porque ameaçava chover senão era num parque ao ar livre só para não me deslocar ao Sobral de monte Agraço onde tenho garagem.
    Se precisares de ajuda apita.
    Cpm
    António

    ResponderEliminar