Bem-vindos ao meu Blog dedicado à MaxSym!

Tive a idéia de criar este blog, não só para poder ter um registo do tipo "diário de bordo", mas também para poder partilhar as minhas experiência e opiniões com várias pessoas que eventualmente estejam interessadas nesta maxi-scooter, ou estejam simplesmente curiosos!


Espero poder trocar idéias/opiniões com todos e a todos tratarei de responder a quaiquer perguntas que me façam, da melhor forma que souber.


Boas curvas a todos!


Victor M.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Passeio a Almourol - 1ª Parte



Estava eu já a algumas semanas a tratar de convencer um amigo meu a dar um passeio de moto (ou de scooter) e depois de uma sugetão de passar por algumas das maravilhas de Portugal, fez-se um trajecto no qual iriamos sair de Lisboa e dependendo do tempo que dispúnhamos, a volta seria maior ou menor.

No início, o passeio começou tarde, éramos para sair por volta das 10h-10:30h, mas devido a um problema que estava a tentar resolver com a minha outra montada, atrasei a saída e acabamos por sair perto das 11h.

Saímos de Lisboa (não tirei fotos no início, devido ao atraso), e entramos na 2ª Circular em direcção a Alverca, tendo depois saído em direcção à N10, em direcção a Vila Franca. Escolhemos fazer todo o caminho pelas nacionais de forma a podermos apreciar melhor o passeio (e aproveitar para poupar os euritos das portagens ;) ) e poupar uns euritos em gasolina, sempre se anda mais devagar e apreciamos melhor a paisagem!

Depois de chegar a Vila Franca, atravessamos a ponte antiga e seguimos depis em direcção a Almeirim, pela N118. Chegados a Almeirim, continuamos em direcção à Chamusca (N118) e depois tivemos de sair da N118 em direcção à N365, pois não existe ponte de ligação na continuação da N118, apesar de passar mesmo ao lado de Almourol, pelo menos, nos mapas e placas, não encontramos alternativas! Depois, de acordo com o GPS, tínhamos que seguir pela IC3 mas como entretanto foi transformada em SCUT, tivemos que procurar uma alternativa que acabamos por encontrar, falha-me agora qual foi a estrada que apanhamos mas era paralela à IC3, quem souber o nome desta estrada, agradeço que me corrija!

Chegados a Almourol, foi fácil encontrar indicações em direcção ao castelo mas decidimos devido à hora, parar num restaurante muito conhecido na zona (também tem site: www.almourol.com). A comida é cara (facilmente se ultrapassa os 20€ por refeição), mas existe bastante variedade e a qualidade dos pratos é bastante boa, sempre que o orçamento permitir, recomenda-se! Ficam aqui umas fotos:

Migas de Bacalhau com gambas, estava muito bom mesmo (e não sou apreciador de migas!)



Doce Regional de Tancos




Algumas fotos do restaurante e da paisagem ao lado do rio






O restaurante


A beira do rio 

A vila do outro lado do rio

As montadas a "aquecer" no parque (não tinha sombra, descobrimos depois, que um pouco ao fundo, podiamos deixar as ditas numas sombras ao pé do rio, mesmo alí ao lado)


Depois de bem "enchidos", seguimos pela mesma estrada, tendo depois que sair para as secundárias em direcção ao Castelo de Almourol. Ficam aqui umas fotos:

Em frente ao castelo existe um restaurante com esplanada e parque de estacionamento

Na parte inferior ao estacionamento, existe um pequeno cais onde está um dos pontos de término dos passeios de cayaque e onde também se pode apanhar um pequeno barco para nos deixar na margem da ilha do castelo. Para os mais audazes, também existe uma ligação que pode ser feita a pé, por cima de uma rochas, mas o caminho é muito irregular.


 A ilha do castelo

Grande plano da ilha onde está o castelo 

Acabamos por não ir ao castelo, uma vez que já estava a ficar tarde e ainda queriamos ir pelo menos ao Convento de Cristo em Tomar (também conhecido como o Convento dos Templários).
Fizemos parte do caminho de volta regressando à estrada principal e de seguida, seguimos em direcção a Tomar.