Bem-vindos ao meu Blog dedicado à MaxSym!

Tive a idéia de criar este blog, não só para poder ter um registo do tipo "diário de bordo", mas também para poder partilhar as minhas experiência e opiniões com várias pessoas que eventualmente estejam interessadas nesta maxi-scooter, ou estejam simplesmente curiosos!


Espero poder trocar idéias/opiniões com todos e a todos tratarei de responder a quaiquer perguntas que me façam, da melhor forma que souber.


Boas curvas a todos!


Victor M.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mais umas fotos

 Creio que agora depois das primeiras imagens, já deve haver alguns curiosos sobre as outras partes das scooter e as diferenças relativamentes às GTS da Sym. Assim sendo, aqui estão mais umas fotos:

Aqui já temos umas diferenças relativamente à minha anterior GTS. O canhão da ignição está colocado numa posição mais acima, o que evita o roçar dos joelhos na chave quando ela está na ignição. Ao virar o guiador todo para o lado esquerdo e rodar a chave para trancar a direcção, o orifício da chave é tapado automáticamente. Antes era necessário com a parte lateral da chave rodar o encaixe que se encontra mais à direita. Continua-se a poder fechar desta forma ou em alternativa, carregar no botão preto que se encontra sob a parte superior direita da ignição.


Penso que era por isso que a anterior chave era "dobrável". Para quem não a conhece, a chave da GTS tinha uma espécie de dobradiça, no início da parte em plástico, para evitar que ao lhe acertar com os joelhos se partisse.

 Escolhi tirar esta foto num local mais escuro para se ter uma idéia melhor sobre o contraste das luzes do painel de instrumentos, assim como a escolha do contorno das várias partes serem cromadas e o intervalo entre o velocímetro e os restantes componentes ter um fundo a imitar o carbono. Além do toque discreto, creio que dá um aspecto desportivo ao painel.



O visor central tem mais informação que anteriormente, sendo agora possível vêr as horas ou a carga da bateria (parte inferior), visualizar km ou mihas (centro) e um outro bónus: data actual(topo)!

 Pormenor das luzes dos mínimos em led e o médio

 Minimos acessos

 Pormenor curioso, autocolante da marca, na parte central-inferior de ambos os espelhos. Antes só tinha visto este tipo de autocolantes como extras genéricos na net, para os apreciadores

 No primeiro dia, como ainda não há suporte para topcase neste modelo, tive que me desenrascar com uma rede de ganchos e uma mochila às costas! É neste altura que nos damos de conta do jeitão que faz as topcases nas nossas scooters!

 Aqui vemos as novas pinças do travão dianteiro e o novo recorte do disco que também passou a ser maior e em dobro. Nas GTS era só um disco de 240mm, agora são 2 de 275mm. A travagem está num nível excelente pelo que já pude verificar :)

 Os pneus continuam a ser Maxxis, embora pareçam ser de qualidade superior aos usados de origem nas GTS, continuo a não ter grande confiança neles. Isto pode ser apenas impressão minha, os pneus ainda estão em rodagem, daqui a umas centenas de quilómetros, logo direi se era de serem novos ou se realmente se confirma esta minha impressão inicial

O poisa-pés do pendura tem agora uma cobertura de borracha a cobrir o "botão" que o liberta. Fica mais discreto e que não sabe ou conhece as GTS, pode ficar a tentar libertar o poisa-pés com a mão, como alguns a quem eu mostrei o dito, sem dizer como se libertava (he, he)!

A transmissão (caixa negra que quase tapa a roda traseira) está mais integrada com o conjunto em termos de côr, mas a caixa do filtro de ar parece-me ter o acesso mais dificultado (caixa negra, à esquerdsa da suspensão)

A suspensão traseira parece poder ser de mais fácil regulação que anteriormente

Pormenor do farol traseiro (lado esq.)

A Sym optou por fazer publicidade a sí própria nos punhos. Pode ser que agora pelo menos os observadores mais atentos já não fiquem na dúvida sobre qual o fabricante :)

 Semelhante à GTS 300, a maxsym tem um botão no punho esquerdo para a abertura do assento

Ambas as manetes da travagem possuem regulação das mesmas, mas de regulação mais fácil para os mais leigos


Com este último grupo de fotos espero ter coberto os pontos mais importantes da maxsym, assim como ter realçado as maiores diferenças entre as GTS e esta nova maxi. Qualquer dúvida, estjam à vontade para colocar!
Boas curvas a todos

3 comentários:

  1. Boas Victor,
    Que sorte têm vocês (tu e o Veiga) por serem as 1ªs cobaias a adnar na Maxsym.
    Pelo que li até ao momento, fiquei com 2/3 desilusões:
    1: O escape deve ter sido deixado para o último dia do projecto e deve ter acabado o financiamento nessa altura. Parece mesmo um charuto e penso que a Maxsym merecia melhor. Ou é apenas impressão das fotos e ao vivo não se nota nada? Lembras-te que as 1ªs GTS sairam com um escape "feito" e depois em 2010vieram com o escape cromado que compôs melhor a coisa.
    2: Então no painel de bordo a informação de cima é da data! Não é computador de bordo? Para que é que nos precisamos de saber a data numa scooter? Para os passeio de varios dias? Será que eles não vão colocar la um computador com a média de consumo como a Burgman? Iu pelo menos um indicador de temperatura exterior, que dava mais jeito do que a data!
    3: Espaço por baixo do banco. Não sabem 2 integrais? Que desilusão! E um portatil de 15,3?

    Vai/vão dando noticias, que eu estou a seguir todos os Vossos passos à espera de mais informação da Vossa parte.
    Um grande obrigado por toda a Vossa disponibilidade em nos passarem a informação.
    Um abraço,
    João Cruz

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  2. Boas, João!
    É certo que o escape é imenso, mas na minha opinião, o escape fica melhor numas cores do que noutras, será sempre uma questão de gosto pessoal. Penso que na côr branca, ajuda a dar contraste e fica algo disimulado no conjunto. No entanto, podes sempre deslocar-te ao concessionário mais próximo de ti para dares uma vista de olhos ao vivo. Caso não consigas, sempre poderemos combinar para eu te mostrar a minha.
    Abraço,

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  3. João, falei apenas no escape e faltou-me falar sobre o resto. Como comentei na parte que falo do espaço por baixo do assento e o Veiga falou no blogue dele e concordo, o espaço parece ser o que anteriormente dispunhamos nas GTS, mas com outro formato. Se cabem 2 capacetes, sou inclinado a dizer que depende dos capacetes! um do tipo jet e não pode ser dos maiores na parte da frente e outro integral/modular que ficará dependente do tamanho e do tipo de "calota" que tiver. Na minha opinião, os que forem até ao tamanho L, devem caber sem problemas de maior. Os outros acima, vai depender muito. Não há como ir a um stand e experimentarmos com o nosso próprio capacete e aí tiramos a dúvida. Por vezes, também tenho de andar com o portátil atrás,e aqui, também vai depender do tipo de mala. As que tiverem básicamente o tamanho do portátil (largura e comprimento), devem caber sem problemas, as que tiverem o portátil a dançar lá dentro de tão grandes que são, não cabem! Eu uso uma mochila que cabe à justa, mas devido ao calor do motor, prefiro manter o portátil o mais fresco possível, nas costas ou numa top case, quando o suporte para esta scooter os tiver. Eu penso que se a givi fizer um tão robusto para a maxsym como fez para a gts (o da sym era apenas uns aramezitos, só próprios para malas pequenas), vou passar a umas uma V46 (46L) da givi e se fôr num passeio de mais de 1 dia, vou mesmo com a Maxxia 3 (55L). E se não chegar, ainda a deixo mais turística ainda com uns alforges expansíveis! E se ainda não chegar,... penduro as chuteiras, pois daqui para a frente já não faço idéia!
    Abraço,

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