Bem-vindos ao meu Blog dedicado à MaxSym!

Tive a idéia de criar este blog, não só para poder ter um registo do tipo "diário de bordo", mas também para poder partilhar as minhas experiência e opiniões com várias pessoas que eventualmente estejam interessadas nesta maxi-scooter, ou estejam simplesmente curiosos!


Espero poder trocar idéias/opiniões com todos e a todos tratarei de responder a quaiquer perguntas que me façam, da melhor forma que souber.


Boas curvas a todos!


Victor M.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bons consumos, sem dúvida!

Boas pessoal! Não tenho muitas fotos de passeios, nem nada de espectacular, infelizmente o tempo tem sido pouco e só me tenho deslocado o essencial na minha maxsym e devo dizer que está a compensar! :)

Tive de fazer no fds de 15 e 16 deste mês uma viagem ao Porto, para ir ao aniversário do meu irmão e decidí fazer a viagem na minha scooter.

Assim sendo, como tinha atestado no dia anterior e só tinha feito perto de 20 km, decidi ir assim, para vêr até onde poderia ir com a gasolinha que tinha.
Fui então apanhar a 2ª Circular em direcção às portagens em Alverca, onde saio para apanhar a nacional 10 e seguir rumo ao norte (sempre que posso, evito as auto-estradas ou scuts - não gosto de alimentar pançudos!), passando por diversas localidades, tipo Benedita, Leiria, Batalha, Pombal, Coimbra, Mealhada, Carvalhos e finalmente, Porto.

Devo dizer, que por momentos, fiquei tentado em parar para atestar, pois aquele ponteiro que desce de quarto em quarto de depósito, cria-me uma certa ansiedade, pois não gosto de andar na reserva, mas decidí arriscar. Ainda não tinha chegado aos Carvalhos (talvez 35 km do Porto), quando o raio do ponteiro atinge a 1ª zona vermelha, decido então, moderar um pouco nas acelerações, para garantir que se tivesse que empurrar a scooter, não seria uma distância muito grande (he, he)! Fui andando, fui andando, e quando estou a passar pela ponte do Freixo, o raio do ponteiro do combustível desde outra vez e fica a bater mesmo no fundo!


Pensei que já não haveria mais saltos do ponteiro, mas havia ainda mais um! Posso dizer, que depois de ter chegado, perto de 320km depois, já com 338 km, ainda tinha combustível e pensei em ir logo atestar a uma das bombas económicas ( esse fds estava um pouco curto, tinha que poupar...) e para minha surpresa, ao atestar, verifico que o depósito ainda tinha perto de 2 litros, como podem vêr na marca que fiz com uma seta vermelha!!!


Espectáculo, com menos do que custa uma das portagens, consegui fazer 345km (valor que acusava quando parei na estação de serviço do Jumbo)!!!

Tendo em conta que não poupei prácticamente nada o acelerador, com excepção dos últimos 30 km's, considero que foi muito bom. Isto dá uma média de 3,768 l/km, nada mau para uma scooter de 400cc!!!


Para toda a ida, há sempre um regresso, e assim, voltei pelas nacionais da mesma forma que tinha ido, de scooter ;)
O regresso foi brindado com umas cedências de passagem pela parte dos outros veículos que não estou habituado! Cheguei a ter pessoas que inclusivamente chegaram a pôr o braço de fora, a dar a indicação para eu ultrapassar! Nas primeiras vezes, fiquei surpreso e considerei que estava num dia de sorte, agradeci como é meu hábito e segui! Para minha grande surpresa, isto repetiu-se n vezes, tantas que até perdia a conta (lembro-me de ter contado até vinte, a partir daí, deixei de contar), e passei então a analisar melhor a expressão da cara dos condutores e comecei a associar com a côr da MB, branca (a minha maxsym), e concluí que deveria estar a ser confundido com o agente da autoridade a querer ultrapassar toda a malta (a parte da ultrapassagem era verdade). A côr, as luzes e a cortesia típica da malta do Norte, originou esta situação! Sim, porque no sentido contrário, que me lembre, ninguém me cedeu passagem assim de forma tão notória!

Fiz uma viagem de regresso muito agradável, apesar dos troços em obras em Leiria e em Anadia, o percurso foi tranquilo, com alguns troços de andamento bem alegre, pois a estrada a isso convidava. Chegue passados perto de 320 km e fui logo atestar para confirmar os consumos (no regresso não poupei absolutamente nada o acelerador, a maior diferença foi que tive que abrandar menos vezes) e consegui fazer a bela média de 3.531 l/km, ainda melhor que na ida


Foi com grande satisfacção, que fiz este "passeio" e espero fazer ainda mais, sempre que a minha disponibilidade o permita.

Fiquei de colocar fotos do novo suporte para a topcase, ainda não o fiz porque ainda falta parte das peças, chegou o suporte da Shad, mas o "prato" (adaptador universal) da Givi veio trocado. Mandaram-me um de ferro, cujos orifícios de aperto são todos fora da superfície do suporte (era dos de ferro que se vê na maior parte das motas: http://www.givi.co.uk/Fitment-kits/Optionals/PB02 ), logo, teve de ser devolvido e pedido o correcto (http://www.givi.co.uk/Fitment-kits/Optionals/E250).

Assim que tiver as peças correctas, colocarei fotos e tratarei de fazer um guia de montagem para os interessados.

Até à próxima curva!

4 comentários:

  1. Boas
    Aqui na zona de Lisboa onde posso comprar o dito suporte para a topcase e qual o preço.
    Quanto ao ultimo traço da reserva também não tinha reparado. Ainda só fiz cerca de 300 km com ela e já tive um azar/aselhice: deixei-a cair para o lado quando estava no descanso lateral numa subida. Já tem uns risquitos mas nada de especial.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Olá António, Tenho um pequeno reparo a fazer no meu post que vou já corrigir de seguida, essa separação de que falei não existe. Deve ter sido do cansaço ou da falta de luz que me induziu em erro.
    É realmente um azar, tão nova e já a "batizas-te"! Pode ser que consigas disfarçar isso um pouco mais, com uma daquelas lixas de grão extremamente finas (e só muito ligeiramente, claro). Já tenho ambos os suportes e ficaram-me por 90€ ambos, o da Shad (suporte) e o da Givi (placa adaptadora para malas monokey - Givi, claro), na JPM motos. Este é um concessionário da Sym que fica na Póvoa de Sto Adrião. Podes encontrar a morada no site da Sym. Outro local (resumo que sejas de Lisboa) onde consegues esses acessórios e outros é a Moto Ponto, tem site na net com contactos. O meu próximo post vai ter todos os detalhes da minha instalação, espero que te seja útil.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. Excelentes consumos!

    A Maxsym é sem dúvida uma grande scooter e vai ter uma grande sucesso e não vai ter ainda mais porque infelizmente ,muita gente ainda associa a Sym (assim como a Kymco e a Daelim) às marcas made in China de qualidade duvidosa!

    Esta scooter está ao nível de uma Burgman 400 ou de uma Majesty, disso não tenham dúvidas!

    ResponderEliminar
  4. Olá Veiga, penso que realmente o pouco que eventualmente esta scooter fica a perder para as outras será básicamente o espaço de arrumação que não está tão bem conseguido mas isto e quaisquer outro pequeno pormenor, é largamente compensado pela grande diferença de valores na aquisição! De resto, nada mau para apontar, para já!

    Abraço,

    ResponderEliminar